Comunicação e Política: análise discursiva das narrativas construídas na eleição presidencial de 2018 no Brasil

Autores

  • Caroline Perin Unoesc-Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcio Giusti Trevisol Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Maria Pinto Almeida Unoesc/Uncamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-10

Palavras-chave:

Narrativa. Estratégia. Ideologia. Sentido. Eleição.

Resumo

O artigo apresenta a relação da comunicação com a política em sociedades democráticas, sobretudo, como as produções comunicacionais na atividade eleitoral são estrategicamente organizadas para atingir o eleitorado. O objeto da pesquisa é apontar quais foram as estratégias narrativas utilizadas pelos candidatos à presidência do Brasil, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, em seus programas eleitorais, no ano de 2018. A metodologia é exploratória, com a utilização da análise do discurso. O universo da pesquisa são os programas eleitorais produzidos por ambos os candidatos, entre os meses de agosto e outubro, os quais lideraram a corrida eleitoral. Pela análise empregada, é possível apontar que os candidatos utilizaram como narrativas discursos ideológicos alicerçados em valores, como: corrupção, felicidade, esperança, medo, etc. Em ambas as campanhas, é perceptível a universalização de ideais que pretendem reafirmar certas posturas sociais, de forma lacunar e de realidade invertida.

Biografia do Autor

Caroline Perin, Unoesc-Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda. Mérito Científico PIBIC, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Estagiário destaque - 1º Lugar, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina / Instituto Euvaldo Lodi de Santa CatarIna.

  

Marcio Giusti Trevisol, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. E-mail: marcio.trevisol@unoesc.edu.br

Maria Pinto Almeida, Unoesc/Uncamp

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada na UNOESC que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periodicos cientificos nacional e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Perin, C., Trevisol, M. G., & Almeida, M. P. (2020). Comunicação e Política: análise discursiva das narrativas construídas na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(19), 189–211. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-10

Edição

Seção

Artigos | Articles