Símbolos do Velho e Novo Mundo: Uma Leitura dos Símbolos Míticos de Jean Chevalier pela Semiótica de Charles S. Peirce em Hora de Aventura (Pendleton Ward, 2007)

Autores

  • Janiclei A. Mendonça Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.02

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar a leitura semiótica dos símbolos míticos presentes no episódio Filhos de Marte (Ep. 04, 4ª Temporada, 2014) da série de animação Hora de Aventura  (Pendleton Ward, 2007). Para tanto, o texto se embasa em autores como Charles Sanders Peirce, Jean Chevalier, David Harvey, Stuart Hall e Zigmunt Bauman. A metodologia utilizada é o estudo bibliográfico e a análise semiótica. Como primeiras considerações, se verifica que os símbolos míticos presentes na animação são ressignificados culturalmente e, portanto, símbolos míticos e semióticos apresentam conexões que possibilitam a estruturação da tessitura audiovisual híbrida da obra.

Biografia do Autor

Janiclei A. Mendonça, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Doutoranda na Universidade Tuiuti do Paraná na linha Comunicação e Linguagens: Estudos do Cinema e Audiovisual, Mestre em Letras na linha Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar; Especialista em Gestão do Design, pela UEL; Especialista em Assessoria de Comunicação, pela Faculdade Pitágoras de Londrina; Formada em Letras, com habilitação em Línguas Estrangeiras (Inglês), pela Universidade Estadual de Londrina (2008); Cursa a pós em Cinema com Ênfase em Produção Audiovisual na UNESPAR (2018). Atuante no mercado de Design e Publicidade e Propaganda desde 1994, com ênfase na área de Artes, Design Gráfico e Audiovisual. Sócia proprietária da produtora de audiovisual Caulim Filmes (2018). Docente do curso de Publicidade e Propaganda e Design de Animação no Unicuritiba ministrando as disciplinas de Produção Audiovisual, Produção em Cinema e TV, História da Animação e do Cinema, Técnicas Audiovisuais, Projeto Integrador II: Curta-metragem em animação e Semiótica e Cultura Visual. Integrante do grupo de pesquisa CINECREARE do curso de Cinema da UNESPAR desde 2017. Coordena o grupo de iniciação científica MULTIPLOT – Diálogos Híbridos em Produção Audiovisual (2018).

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Mendonça, J. A. (2020). Símbolos do Velho e Novo Mundo: Uma Leitura dos Símbolos Míticos de Jean Chevalier pela Semiótica de Charles S. Peirce em Hora de Aventura (Pendleton Ward, 2007). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 20(1), 14–32. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.02

Edição

Seção

Artigos | Articles