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A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas

Ana Maria Teixeira Lisboa, Arivana Isabel Stanski Ligeski, Elson Faxina

Resumo


Considerando que as mídias educacionais podem ser importantes aliadas na produção de conteúdos no ambiente escolar desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa explicativa na perspectiva participante, com a finalidade de refletir sobre as contribuições da mídia rádio escolar para a formação de estudantes em contextos dialógicos e comunicativos. Os sujeitos participantes foram alunos de sexto ano do Ensino Fundamental II. Esta proposta de trabalho fundamentou-se na Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Entre os resultados destaca-se que a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes para a mídia rádio foi um elemento motivador e de importantes contribuições para que se instaurasse um ambiente dialógico e comunicativo, possibilitando a formação do sujeito em perspectiva crítica

Palavras-chave


Ação comunicativa; Ação dialógica; Rádio Escolar; Processo educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p28-48