A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas

Autores

  • Ana Maria Teixeira Lisboa Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR
  • Arivana Isabel Stanski Ligeski
  • Elson Faxina

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p28-48

Palavras-chave:

Ação comunicativa, Ação dialógica, Rádio Escolar, Processo educacional

Resumo

Considerando que as mídias educacionais podem ser importantes aliadas na produção de conteúdos no ambiente escolar desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa explicativa na perspectiva participante, com a finalidade de refletir sobre as contribuições da mídia rádio escolar para a formação de estudantes em contextos dialógicos e comunicativos. Os sujeitos participantes foram alunos de sexto ano do Ensino Fundamental II. Esta proposta de trabalho fundamentou-se na Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Entre os resultados destaca-se que a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes para a mídia rádio foi um elemento motivador e de importantes contribuições para que se instaurasse um ambiente dialógico e comunicativo, possibilitando a formação do sujeito em perspectiva crítica

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Publicado

2019-02-04

Como Citar

Teixeira Lisboa, A. M., Isabel Stanski Ligeski, A., & Faxina, E. (2019). A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(17), 28–48. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p28-48

Edição

Seção

Artigos | Articles