O impeachment de Dilma Rousseff nos editoriais do jornal El País

Autores

  • Renato Sordi Tolentino da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p81-99

Palavras-chave:

Jornalismo político, Editorial, Impeachment, El País, Dilma Rousseff.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o posicionamento do jornal El País, em seus editoriais, sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Para a investigação, foi constituído um corpus formado por nove editoriais publicados entre 1o de dezembro de 2015 e 31 de agosto de 2016, período que compreende entre a aceitação da denúncia pela Câmara dos Deputados e o afastamento em definitivo pelo Senado. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi a Análise de Conteúdo, que foi guiada pelos conceitos de enquadramento e jornalismo cínico. A pesquisa constatou que o El País apresentou a destituição como um processo irregular e um fato essencialmente negativo para o país.

Biografia do Autor

Renato Sordi Tolentino da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É co-líder dos grupos de pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA), sediado na UFPR. Desenvolve pesquisas sobre democracia digital, governo aberto, campanhas políticas on-line e comunicação política.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Silva, R. S. T. da, & Sampaio, R. C. (2018). O impeachment de Dilma Rousseff nos editoriais do jornal El País. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(15), 81–99. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p81-99

Edição

Seção

Artigos | Articles