Da agência à sustentabilidade: linguagem e prática social em 'RIO+20'
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p167-185Palavras-chave:
Sustentabilidade, Agência, Identidade, Rio 20.Resumo
Neste artigo, propomos estabelecer esse mesmo percurso teórico, a partir do ponto de convergência transdisciplinar dos estudos da linguagem, articulando diferentes autores, como Martins Ferreira (2017), Plaza Pinto (2017), Hall (2000), a fim de compreender como conceitos tão caros a esse campo de estudo podem contribuir com o panorama presente diante da sustentabilidade. Apresentamos inicialmente a problemática do consumo (BAUDRILLARD, 2005; DOUGLAS & ISHERWOOD 2009; FEATHERSTONE (1995), MACCRAKENK, 2003) seguida da visão de Boff (2015), Veiga (2013), para então podermos considerar como os conceitos de agência e identidade podem propiciar uma justificação teórica para práticas individuais diante de ideologias que comprometem a manutenção da natureza e ainda analisar o discurso de abertura da conferência Rio+20, no intuito de rastrearmos como a mobilização social é compreendida pela linguagem das autoridades governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.