Da agência à sustentabilidade: linguagem e prática social em 'RIO+20'

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará Université Paris V, Sorbonne http://orcid.org/0000-0003-2585-497X
  • Antonio Nilson Alves Cavalcante Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p167-185

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agência, Identidade, Rio 20.

Resumo

Neste artigo, propomos estabelecer esse mesmo percurso teórico, a partir do ponto de convergência transdisciplinar dos estudos da linguagem, articulando diferentes autores, como Martins Ferreira (2017), Plaza Pinto (2017), Hall (2000), a fim de compreender como conceitos tão caros a esse campo de estudo podem contribuir com o panorama presente diante da sustentabilidade. Apresentamos inicialmente a problemática do consumo (BAUDRILLARD, 2005; DOUGLAS & ISHERWOOD 2009; FEATHERSTONE (1995), MACCRAKENK, 2003) seguida da visão de Boff (2015), Veiga (2013), para então podermos considerar como os conceitos de agência e identidade podem propiciar uma justificação teórica para práticas individuais diante de ideologias que comprometem a manutenção da natureza e ainda analisar o discurso de abertura da conferência Rio+20, no intuito de rastrearmos como a mobilização social é compreendida pela linguagem das autoridades governamentais.

Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará Université Paris V, Sorbonne

2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado em Pragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará. Autora de 5 livros, organização de 5 livros, capítulo de livros, artigos nacionais e internacionais.  

Antonio Nilson Alves Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando, já com qualificação aprovada, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Martins Ferreira, D. M., & Cavalcante, A. N. A. (2018). Da agência à sustentabilidade: linguagem e prática social em ’RIO+20’. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(15), 167–185. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p167-185

Edição

Seção

Artigos | Articles