A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro
  • Débora Wissmann Graduanda em Publicidade e Propaganda (Universidade Feevale); Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Criatividade (Universidade Feevale).
  • Camila Melo Ferrareli Graduanda em Jornalismo (Universidade Feevale); Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Criatividade (Universidade Feevale).

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p235-252

Palavras-chave:

Feminismo, Marca, Objeto de consumo, Skol.

Resumo

A mulher é vista como objeto de consumo em muitas campanhas publicitárias de cerveja. Este fator influencia na forma como a mulher é vista pela sociedade e a forma como ela é tratada. A Skol, em sua campanha Reposter, mudou o seu discurso quanto ao papel da mulher nas propagandas. Através da análise desta campanha, com conceitos sobre marca e identidade de Semprini (2006), Aaker (2001), Tavares (2003), entre outros; uma visão da mulher nas campanhas publicitárias, com Cruz (2008) e Abdala (2008), e uma contextualização do feminismo no Brasil baseada em Vidal (2005), Cestari (2008), Castells (2002) foi possível verificar que a Skol conseguiu reconhecer os erros do passado e manter uma identidade de marca coerente e o quanto esta mudança é importante para a luta pela igualdade de gêneros.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro

Doutorado em Comunicação Social; coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale/RS.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Wissmann, D., & Ferrareli, C. M. (2017). A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(14), 235–252. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p235-252

Edição

Seção

Dossiê | Dossier