O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento

Autores

  • Clovis Reis FURB Universidade Regional de Blumenau
  • Cynthia Boos de Quadros FURB Universidade Regional de Blumenau
  • Yanet Maria Reimondo Barrios FURB Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p159-176

Palavras-chave:

Felicidade, Consumo, Desenvolvimento.

Resumo

A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. 

Biografia do Autor

Clovis Reis, FURB Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Comunicação, professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Cynthia Boos de Quadros, FURB Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Desenvolvimento Regional, professora do Departamento de Comunicação da FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Yanet Maria Reimondo Barrios, FURB Universidade Regional de Blumenau

Formada em Comunicaçao Social pela Universidade da Havana. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB – Universidade Regional de Blumenau, Bolsista PEC-PG do CNPq.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Reis, C., Boos de Quadros, C., & Reimondo Barrios, Y. M. (2017). O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 159–176. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p159-176

Edição

Seção

Dossiê | Dossier