Consumo e gênero: revisitando as singularidades masculinas nas comunicações publicitárias

Autores

  • Fábio Caim Caim Faculdade Cásper Líbero Facamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p99-121

Palavras-chave:

Gênero, Singularidades masculinas, Masculinidade hegemônica, Natura Homem.

Resumo

O presente artigo versa sobre a questão das singularidades do masculino na linguagem publicitária, colocando em discussão o que se compreende como gênero e, consequentemente, a própria masculinidade hegemônica. Inicialmente, abordam-se questões teóricas sobre gênero desde a perspectiva sociológica e antropológica, para em seguida abrir espaço para as abordagens psicanalíticas. A visão que permeia todos esses campos de conhecimento é aquela fornecida pela semiótica, que parte do pressuposto de que o acesso ao real só é feito via signos, portanto, sempre mediado por algo aquém da capacidade sensória do sujeito. O segundo movimento deste trabalho coloca em pauta algumas comunicações publicitárias, bem como garotos-propaganda criados a partir da década de 70 e que deram espaço para contestações mais pertinentes e explícitas, como o vídeo-manifesto da marca Natura Homem, que coloca em cheque o gênero masculino hegemônico. 

Biografia do Autor

Fábio Caim Caim, Faculdade Cásper Líbero Facamp

Doutor em Comunicação e Semiótica, psicanalista, publicitário atuando em cursos de Publicidade e Propaganda. Atuo, também, como consultor na área de branding, com a empresa Objeto Dinâmico - inteligência de marca.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Caim, F. C. (2017). Consumo e gênero: revisitando as singularidades masculinas nas comunicações publicitárias. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 99–121. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p99-121

Edição

Seção

Dossiê | Dossier