Poder, território e discurso: os suábios do Danúbio em Guarapuava-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p309-329

Palavras-chave:

Poder, Território, Discurso, Suábios do Danúbio.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma leitura, dentre diversas possíveis, sobre os imigrantes denominados/autonominados de Suábios do Danúbio, que ocuparam parte do território do município de Guarapuava, no Paraná, bem como analisar os discursos produzidos e reproduzidos historicamente pelos próprios Suábios, pela sociedade e pela mídia locais, que congregaram, aos mesmos, trunfos de poder, associando-os a ideia de desenvolvimento local/regional. Os Suábios do Danúbio são originários do Sudeste da Europa, nas proximidades do rio Danúbio, e saíram compulsoriamente de suas terras para viver em campos de refugiados, na Áustria, após a Segunda Guerra Mundial. Em decorrência, diversas famílias inscreveram-se em projetos que visavam a imigração para outros países, sendo este o caso de 500 destas que foram aceitas para a criação de uma cooperativa agrícola no Brasil, a partir de incentivos governamentais, daí fixando-se, neste país, no município de Guarapuava. As reflexões sobre os conceitos de poder e de território ajudam a explicar as características da ocupação realizada pelo grupo, com a fundação da Cooperativa Agrária e a construção de cinco colônias (ao longo dos anos 1950) que, mais tarde, tornaram-se oficialmente o distrito de Entre Rios, de características peculiares à arquitetura e a cultura germânicas. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas, observações in loco e análise de jornal impresso e de site de notícias locais, que nos levaram a resultados significativos sobre parte da história e da relação com o território deste grupo.

Biografia do Autor

Márcia da Silva, Unicentro - Universidade do Centro-oeste do Paraná

Graduada e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política, mais especificamente sobre poder, políticas públicas e dinâmica do território, áreas nas quais têm projetos financiados pelo CNPq e pela Fundação Araucária. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava (graduação, mestrado e doutorado) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM - mestrado e doutorado), ambas no Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional e do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES). Ocupou cargo de coordenação junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado) em Geografia da Unicentro. Foi membro da diretoria da ANPEGE (2007-2009). Avaliadora de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária. Pós-doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa (2014).

Gilson Aparecido Boschiero, Unicentro - Universidade do Centro-oeste do Paraná

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 20 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi editor-apresentador do Paraná TV, da RPC Guarapuava integrante do GRPCOM durante 8 anos. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná.

Resumido: Jornalista, Mestre em Geografia Política e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

da Silva, M., & Boschiero, G. A. (2017). Poder, território e discurso: os suábios do Danúbio em Guarapuava-PR. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 309–329. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p309-329

Edição

Seção

Artigos | Articles