A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo

Autores

  • Kelli Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p117-138

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Discurso midiático, Vozes sociais, Análise dialógica.

Resumo

Este artigo pretende analisar a polêmica de vozes sociais instaurada nos enunciados da campanha “Rasgue o verbo” do canal GNT, problematizando, sob um viés dialógico da linguagem, ideias socialmente cristalizadas e propagadas em diferentes discursos. Como embasamento teórico, recorremos à teoria dialógica do discurso, desenvolvida por Bakhtin e seu Círculo, estabelecendo um diálogo com autores que discutem acerca da problemática social do gênero na contemporaneidade e com autores que tratam da mídia e das redes sociais, entendendo que o discurso das mídias promove a popularização de novas formas de se pensar o masculino e o feminino na sociedade. Esperamos fomentar a discussão dialógica de gêneros na mídia, a fim de entendermos questões sociais, culturais e econômicas que envolvem os papéis de homens e mulheres na sociedade atual.

Biografia do Autor

Kelli Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Letras pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande  (ILA - FURG). Desenvolve pesquisa na área de estudos dialógicos do discurso em interface com as áreas da Comunicação Social e da Filosofia.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Ribeiro, K. (2017). A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(13), 117–138. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p117-138

Edição

Seção

Artigos | Articles