Coronelismo eletrônico: a concentração do poder midiático nacional e no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p241-266Palavras-chave:
Coronéis midiáticos, Concentração midiática, Propriedade cruzada.Resumo
Este artigo objetiva analisar o campo midiático brasileiro, particularmente o espaço paranaense, e suas práticas dominadas pelo clientelismo e concentração do poder. Trataremos das origens institucionais das relações de poder na esfera social e midiática e do surgimento do protagonista indissociável deste campo – o “coronel eletrônico” – bem como da sua importância no contexto da proposta deste artigo (concentração do poder da mídia). Partindo desta premissa será estudada a convergência conflituosa e tendência do poder político e meios de comunicação sociais, tomando por base pesquisas quantitativas que evidenciam a ilegal direção/posse de empresas radiofônicas em nome de parlamentares federais e estaduais. Observaremos, também, outra característica controversa presente no campo comunicacional nacional – a propriedade cruzada – que é responsável pela retração da globalização das mídias, pelo soterramento reiterado da informação e relevante fomentadora desta aglutinação dos órgãos de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.