Sujeitos em estesis: uma expressão da figuratividade em Veja

Autores

  • Ruben Dargã Holdorf Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p197-214

Palavras-chave:

Enunciador, Estesis, Figuratividade, Mídia impressa, Semiótica.

Resumo

Este artigo traduz as relações entre os títulos de capa e das páginas amarelas da maior semanária brasileira. Seguindo alguns dos postulados das semióticas greimasiana e discursiva, a formação de novos significados na construção de sentidos revela as intenções do destinador-manipulador da revista ao fazer valer sua programação sobre os enunciatários-leitores. Para exemplificar os conceitos exarados de Algirdas Greimas e Eric Landowski, serão analisados dois recortes: o primeiro relaciona o presidente norte-americano Barack Obama e o arcebispo de Olinda, José Cardoso Sobrinho; o segundo confronta o sujeito “derretimento da calota polar” com o então ministro da Justiça, Tarso Genro. Busca-se, assim, perceber os efeitos de sentido nessa relação dialógica entre sujeitos.

Biografia do Autor

Ruben Dargã Holdorf, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, coordena o Bacharelado em Jornalismo do Unasp. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPR, atuou junto aos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, nos quais desenvolveu a mídia Paraná Online.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Holdorf, R. D. (2017). Sujeitos em estesis: uma expressão da figuratividade em Veja. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(13), 197–214. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p197-214

Edição

Seção

Artigos | Articles