Animencontros: a relação da cultura midiática pop japonesa com grupos de jovens brasileiros

Autores

  • Carlos Alberto Machado Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Rosália Maria Duarte Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p215-240

Palavras-chave:

Mídia, Cultura, Evento de anime, Jovens.

Resumo

Este artigo descreve e analisa a dinâmica de apropriação de elementos da cultura midiática japonesa por um movimento cultural organizado por jovens brasileiros, a partir de dados produzidos em uma pesquisa de campo. O objetivo desta foi analisar as práticas de jovens que se autodenominam “otakus” e que costumam se reunir em “animencontros”, eventos organizados por jovens aficcionados por mangás e animês –, frequentados por milhares de crianças e jovens de todo o Brasil, que praticam atividades específicas e constroem, coletivamente, uma forma própria de aproximação com essa produção cultural. O trabalho de observação e registro desses eventos foi realizado ao longo de 2006 e 2008 em quatro regiões brasileiras, nos moldes definidos para uma pesquisa qualitativa. Além das observações de campo, foram realizadas entrevistas estruturadas com 45 jovens frequentadores desses eventos. Observou-se, entre outras coisas, o processo de socialização que se configura entre jovens e os modos de aquisição compartilhada de conhecimentos específicos relativos à cultura pop japonesa, assim como os modos de organização interna dos eventos e seus rituais. Foram tomados como referência teórico-metodológica trabalhos de autores ligados aos Estudos Culturais Latino-americanos e à cultura japonesa no Brasil, como Nestor García Canclini (2006), Jesús Martin-Barbero (1997) e Sonia Bibe Luyten (2005). 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Machado, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor adjunto do Departamento de Pedagogia (DEPED), especializado em educomunicação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2000, na linha de Currículo e Conhecimento, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) 2009, na linha Processos de Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação. Produtor de vídeo documentários. Coordenador do GETEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura.

Rosália Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ)

Professora associada do Departamento de Pedagogia da PUCRJ. Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, vinculado ao PPGE. É editora da Revista Educação Online (Dep. de Educação PUC-Rio), membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (ANPEd/Autores Associados) e do Conselho Editorial da Revista Educação & Realidade (UFRGS). Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, mídias digitais, televisão, criança e mídia, juventude e mídia e cultura audiovisual.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Machado, C. A., & Duarte, R. M. (2017). Animencontros: a relação da cultura midiática pop japonesa com grupos de jovens brasileiros. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(13), 215–240. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p215-240

Edição

Seção

Artigos | Articles