A Renascença e a tecnologia/Renaissance and Technology
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p3-5Palavras-chave:
Capa, Renascença, Tecnologia.Resumo
Os estudos da perspectiva na pintura renascentista, por Leon Battista Alberti e Leonardo Da Vinci, foram um grande avanço técnico para a representação da realidade. As pesquisas do matemático italiano Fibonacci, no século XIII, revelaram que a natureza se organiza em torno de sequências numéricas, indicando uma proporção equilibrada que tem como produto, para o olhar humano, a sensação de beleza, simetria, perfeição. Chamada de “Proporção Áurea” ou “Divina Proporção”. Essa descoberta matemática trouxe à arte todo um conhecimento articulado com a ciência para manipular sentidos e criar a ilusão da terceira dimensão no plano bidimensional do quadro, a profundidade [...].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
