“O mais importante é que a outra pessoa possa te perceber forte”: narrativas de superação em término de relacionamento enquanto performance de si no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p161-180Palavras-chave:
Performance de si, Relacionamento, Narrativas de superação, Facebook.Resumo
Os sites de redes sociais têm se convertido em importantes plataformas de socialização e performance de si na recente década, transformando e ressignificando tensões entre as esferas do público e privado. Eles passaram a ter uma presença significativa na vida cotidiana dos sujeitos, nos modos de eles se autoapresentarem e lidarem com seus conflitos emocionais, usando-as como vias de expressão. O artigo tem como objetivo discutir, a partir do caso de uma jovem cujo casamento terminou, como sujeitos que se encontram em situação de fim de relacionamento amoroso se apropriam do Facebook para construírem novas narrativas de si. Concluímos que seu discurso – entendido enquanto ato performático – remete diretamente à ideia de superação e que a plataforma parece auxiliar no processo de lidar com a dor da separação amorosa, ao mesmo tempo em que foi apontada como causadora da mesma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
