Onde está o ciberespaço? A metáfora da “nuvem” aplicada aos estudos da cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p201-220Palavras-chave:
Ciberespaço, Nuvem, Cibercultura, Redes digitais, Dispositivos móveis.Resumo
A noção seminal de ciberespaço presente na obra literária de William Gibson está centrada na dicotomia conexão/desconexão e o desenvolvimento subsequente dos estudos da cibercultura ajudou a reforçar a separação entre on-line (ou virtual) e off-line (ou real). Este artigo questiona a validade desta concepção binária diante do atual cenário social e tecnológico, marcado pela proliferação de dispositivos móveis conectados a redes digitais de alta velocidade. O objetivo é propor uma nova abordagem teórica da cibercultura a partir da metáfora da “nuvem”, mais adequada ao estudo de áreas emergentes como a “Internet das Coisas” e os processos de midiatização associados à comunicação móvel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.