PCC: Ações e Continuidade da Expressão da Violência Política no Mundo do Crime

Autores/as

  • Luciana Moretti FERNÁNDEZ Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.40823

Palabras clave:

Comunicação política, Apologia do crime, PCC, Violência política, Esfera pública

Resumen

Este artigo aborda a violência programática no mundo do crime como problema de comunicação política enraizado em contextos de violência social estruturante,atravessados pelo narcotráfico. A formulação do problema considera dimensões da vida do sujeito inserido no mundo do crime, fora ou dentro do sistema prisional, tendo a comunicação como interface e prática social, bem como dimensões políticas, presentes nos conflitos e nas negociações com o poder público e a sociedade. Os resultados, apresentados em um mapa situacional, indicaram semelhanças e continuidades, tanto na estruturação do PCC e nas ações de pressão e negociação durante os conflitos em São Paulo em 2006, como nas mensagens expressadas na apologia do crime, indicadoras da formação dos novos contingentes do narcotráfico.

Biografía del autor/a

Luciana Moretti FERNÁNDEZ, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo

Douturanda em Interfaces da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005), com especialização em estudos pós-modernos (Pragmatismo Linguístico e Construcionismo Social – 2012) e graduação em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid (1996) e em Psicologia (UNED – Espanha).

Atuação acadêmica em violência política e terrorismo, comunicação política, sistemas humanos e sistemas linguísticos (pragmatismo linguístico e naturalismo pragmático).

Publicado

2015-07-29

Cómo citar

FERNÁNDEZ, L. M. (2015). PCC: Ações e Continuidade da Expressão da Violência Política no Mundo do Crime. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.40823

Número

Sección

Artigos | Articles