O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil

Autores

  • Gabriela Schuch Unisinos
  • Rodrigo Rodembusch Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p93-116

Palavras-chave:

Cobertura midiática, Manifestos, Repercussão, Análise de conteúdo, Twitter.

Resumo

Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. 

Biografia do Autor

Gabriela Schuch, Unisinos

Especialista em Televisão e Convergência Digital.

Rodrigo Rodembusch, Unisinos

Doutorando em Ciências da Comunicaçao. Mestre em International Media Studies pela Deutsche Welle (Alemanha)

 

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Schuch, G., & Rodembusch, R. (2017). O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(13), 93–116. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p93-116

Edição

Seção

Artigos | Articles