Modelo Semiótico da Telenovela Brasileira Multiplataforma

Autores

  • Ligia Maria Prezia LEMOS Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA - USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37983

Palavras-chave:

Telenovela brasileira, Múltiplas plataformas, Semiótica

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a telenovela brasileira em múltiplas plataformas a partir da semiótica da comunicação estética por meio de um breve exercício de decomposição estrutural. Após introdução a respeito da telenovela brasileira em múltiplas plataformas e explanação sobre as linguagens da arte, é apresentada a decomposição de tema arquetípico relacionado à disputa entre os sexos e presente em diversas obras. O artigo conclui que a telenovela brasileira multiplataforma é processo em andamento, fenômeno sistêmico inacabado em que a análise dos sistemas modelizantes proposta pela semiótica da cultura mostra-se como percurso válido de compreensão de uma linguagem que surge de manifestações culturais e técnicas de nossa época. 

Biografia do Autor

Ligia Maria Prezia LEMOS, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA - USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, USP. Bolsista CNPq. Mestre em Ciências da Comunicação e Especialista em Gestão da Comunicação - Políticas, Educação e Cultura também pela ECA, USP. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela, CETVN/USP e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva - OBITEL. Redatora, roteirista e arte-educadora. 

Downloads

Como Citar

LEMOS, L. M. P. (2014). Modelo Semiótico da Telenovela Brasileira Multiplataforma. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(8). https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37983

Edição

Seção

Dossiê | Dossier