A(s) Guerra(s) dos Meninos: Uma Adaptação, Vários Sentidos

Autores

  • Morgani GUZZO Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Rodolfo Rorato LONDERO Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37490

Palavras-chave:

Jornalismo, Documentário, Teoria da adaptação, Livro-reportagem, A Guerra dos Meninos.

Resumo

Este artigo se propõe a realizar a análise da adaptação do livro-reportagem A Guerra dos Meninos, do jornalista Gilberto Dimenstein (1994), para o documentário homônimo dirigido por Sandra Werneck (1991). A proposta de Dimenstein de investigar e denunciar o número de mortes de meninos de rua em seis capitais brasileiras é mantida pelo documentário. No entanto, ao considerar as especificidades de cada meio, faz-se necessário perceber as estratégias cinematográficas utilizadas como forma de sensibilizar a quem assiste. Muito além de dados jornalísticos, os recursos, como montagem, trilha sonora, narrador em voice over, e as próprias imagens compõem um discurso diferenciado daquele do texto verbal do livro-reportagem, capaz de instigar e, até mesmo, emocionar o espectador.

Biografia do Autor

Morgani GUZZO, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestranda em Letras no Programa de Pós-Gradução em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), bolsista CAPES, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma Universidade.

Rodolfo Rorato LONDERO, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Estudos Literários e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Downloads

Como Citar

GUZZO, M., & Rorato LONDERO, R. (2014). A(s) Guerra(s) dos Meninos: Uma Adaptação, Vários Sentidos. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(8). https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37490

Edição

Seção

Dossiê | Dossier