Jornalismo Científico, Ambiental e de Saúde: Análise dos Trabalhos Apresentados nos Primeiros Dez Encontros da SBPJor
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i7.36205Palavras-chave:
Jornalismo científico, Estado da arte, Pesquisa em jornalismo, SBPJor.Resumo
Neste trabalho nos propomos analisar os artigos apresentados nos dez Encontros Nacionais da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), no período de 2003 a 2012. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como instrumento de coleta e tratamento de dados a técnica categorial da análise de conteúdo. Foram analisados todos os trabalhos apresentados nas sessões de comunicação livre dos 10 eventos. O corpus final de análise é composto por 51 artigos, subdivididos nas temáticas: Jornalismo Científico, Jornalismo Ambiental e Jornalismo de Saúde, com 16, 23 e oito trabalhos, respectivamente. Os resultados apontam uma grande quantidade de estudos sobre a área ambiental. Os jornais e os veículos regionais se destacam como objeto de pesquisa e os procedimentos metodológicos mais utilizados são as análises de conteúdo e do discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.