Perspectivas do campo criativo e as práticas institucionalizadas no Ensino Superior de Criação Publicitária

Autores

  • Juliana PETERMANN Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fábio HANSEN Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul)
  • Rodrigo STÉFANI CORREA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i6.34358

Palavras-chave:

Ensino, Criação Publicitária, Institucionalização, Recursos Metodológicos.

Resumo

Neste artigo daremos continuidade e amplitude a uma investigação que possui como preocupação central o ensino superior de criação publicitária e a sala de aula como campo de observação. O nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas de professores em disciplinas da área de criação publicitária. A ida a campo prevê a coleta de materiais didáticos e a gravação em áudio e vídeo de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade de São Paulo (USP). Como esta nova etapa da pesquisa está em fase inicial, a intenção aqui é compartilhar a essência da proposta da pesquisa, com hipóteses, resultados esperados e, em especial, o aporte teórico, construído sobre dois eixos: o dos conceitos de institucionalização de Berger e Luckmann (2008), e de habitus e dos capitais, a partir de Bourdieu.

Biografia do Autor

Juliana PETERMANN, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Fábio HANSEN, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul)

Docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rodrigo STÉFANI CORREA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente dedica-se ao ensino de Criação Publicitária e aos Estudos de Mercado junto ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Como Citar

PETERMANN, J., HANSEN, F., & STÉFANI CORREA, R. (2013). Perspectivas do campo criativo e as práticas institucionalizadas no Ensino Superior de Criação Publicitária. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(6). https://doi.org/10.5380/am.v1i6.34358

Edição

Seção

Artigos | Articles