O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i6.33046Palavras-chave:
Canção midiática, teoria da comunicação, imperialismo cultural, semiótica, estudos culturaisResumo
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática.
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