AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA AUTOPOIESE PARA A EDUCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32454Palavras-chave:
educomunicação, teoria da complexidade, interdisciplinaridade.Resumo
Até aqui a área de Comunicação tem estabelecido uma grande aproximação com a área de Educação, resultando, inclusive, na proposição de uma nova perspectiva de estudos e atuação profissional, a Educomunicação. Os conteúdos produzidos dialogam, especialmente, com as produções do campo pedagógico e os debates que incluem questões curriculares e pensamentos já consagrados como os de Paulo Freire, Piaget, Ismar Oliveira Soares, Mário Kaplun, entre outros. Nesse texto a proposta é realizar um debate onde esses autores, apesar da reconhecida referência e inegável valor intelectual, não se colocam como as principais fontes de diálogo. O objetivo é aproximar a área de Comunicação do pensamento complexo de Edgar Morin e as propostas avançadas de novas teorias que sempre estiveram preocupadas em produzir interrelações com áreas tão diversas como a Física e o Taoísmo, caso de Fritjof Capra, ou a Biologia e a Educação, como se propõe Humberto Maturana Romesín. Assim, a partir de raciocínios comunicacionais que já buscam a interdisciplinaridade (no caso a professora Cremilda Medina), o presente texto se propõe a ampliar uma discussão que possa complexificar a chamada Educomunicação, trazendo para debate um aprofundamento de questões teóricas com áreas que também questionam os saberes compartimentalizados e propõem novos olhares sobre o assunto. O texto, portanto, é uma abertura de debate e uma propositura para que os pesquisadores possam contribuir com a discussão.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
