EROTIZAÇÃO PRECOCE: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NAS PÁGINAS DO SUPLEMENTO INFANTIL FOLHINHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32452Palavras-chave:
infância, Folhinha, suplemento, análise de conteúdo.Resumo
Este artigo trata da análise das representações da identidade infantil construída pelo suplemento infantil Folhinha, do jornal Folha de S. Paulo, nas edições publicadas nos meses de janeiro a dezembro de 2010. Esta pesquisa se propôs a verificar de que maneira o respectivo objeto de estudo trabalha com as questões relacionadas à erotização precoce em suas páginas. Como procedimento metodológico para coleta e análise das 51 edições que compuseram o universo desta monografia, foi utilizada a proposta da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), sendo que a categorização e tematização partiram do conceito de Desenvolvimento Humano, seguindo a proposta de categorização de conteúdo adotada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Como é na infância que a criança apreende boa parte das experiências que poderão ser resgatadas ao longo da vida, percebeu-se que a Folhinha colabora para a preservação da infância ao não induzir os pequenos à erotização precoce; no entanto, poderia ter aberto mais espaço para os assuntos relacionados à sexualidade das crianças, que muitas vezes utilizam a mídia para sanar suas dúvidas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
