MÍDIA, GÊNERO E POLÍTICA: BREVE MAPEAMENTO DE HORIZONTES ANALÍTICOS

Autores

  • Rayza SARMENTO UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32002

Palavras-chave:

gênero, mídia, política.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um mapeamento sobre como a tríade gênero-mídia-política tem sido estudada. O gênero, como categoria analítica advinda dos estudos feministas, é uma preocupação dos (as) pesquisadores (as) de comunicação há mais de trinta anos. No entanto, o estudo da conexão mídia– gênero– política ainda é feito em menor escala se comparado às pesquisas desses temas em pares, afirmam Miguel e Biroli (2008; 2011). Em nossa sistematização, os três grandes fenômenos para os quais as pesquisas preocupadas com essa relação afluem são: a) a representação simbólica das relações de gênero nos produtos comunicacionais, a partir da perspectiva dos estudos culturais e do pós-estruturalismo; b) a construção midiática sobre a representação eletiva de mulheres e homens, conjugada com a literatura sobre dificuldade do acesso feminino aos cargos decisórios; e c) a relação entre ativismo feminista e meios de comunicação.

Biografia do Autor

Rayza SARMENTO, UFMG

Doutoranda e mestra em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG). Jornalista graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Bolsista Fapemig. Contato: yzasarmento@gmail.com

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Como Citar

SARMENTO, R. (2013). MÍDIA, GÊNERO E POLÍTICA: BREVE MAPEAMENTO DE HORIZONTES ANALÍTICOS. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(5). https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32002

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