APRENDIZAGEM E CRÍTICA NA SOCIEDADE DA MIDIATIZAÇÃO: ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE EDIÇÃO DO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER

Autores

  • Eloisa Joseane da Cunha KLEIN

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i3.27910

Palavras-chave:

Telejornalismo, Aprendizagem social, Profissão Repórter

Resumo

 

Este artigo discorre acerca de aspectos de aprendizagem sobre a mídia e de exercícios de discussão e crítica midiática a partir da análise de um caso específico: a circulação crítica em torno de uma edição do programa Profissão Repórter (Rede Globo, terças-feiras, 23h30min). O texto desenvolve o argumento de que os processos intersubjetivos de conhecimento do mundo são, contemporaneamente, atravessados por processos midiáticos – o que motiva a observação dos processos interacionais que envolvem níveis de aprendizagem sobre a própria mídia, com frequentes exercícios críticos. A análise empírica recai sobre a edição “Violência entre casais” (2009) e correspondentes comentários dos espectadores no blog do programa, considerando aspectos relativos ao conhecimento da mídia, às trocas sociais na mídia e em função dela e ao debate sobre o tema, enquadramento e formatação televisiva.

 

Biografia do Autor

Eloisa Joseane da Cunha KLEIN

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Especialização em Humanidades pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Unijuí.

Downloads

Publicado

2012-10-28

Como Citar

da Cunha KLEIN, E. J. (2012). APRENDIZAGEM E CRÍTICA NA SOCIEDADE DA MIDIATIZAÇÃO: ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE EDIÇÃO DO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(3). https://doi.org/10.5380/am.v1i3.27910

Edição

Seção

Demanda Contínua