A ESTÉTICA DO CONSUMO NA INTERTEXTUALIDADE ENTRE CINEMA E PUBLICIDADE FÍLMICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i1.25700Palavras-chave:
Publicidade Fílmica, Cultura, Intertextualidade, Consumo, CinemaResumo
Este ensaio analisa um efeito particular na relação dialógica entre o cinema e apublicidade audiovisual, o da estética do consumo, cuja presença se dá como representaçãoda sociedade contemporânea, onde a publicidade não cria nem desencadeia novos hábitosde consumo, apenas refletindo e refratando aqueles hábitos culturais já consagrados nestassociedades, pois ela nada mais é do que uma simples expressão destas culturas. Esteefeito particular da narrativa do filme publicitário endereça as suas mensagens,impregnando a sociedade de uma ordem simbólica e de um poder sedutor construídopelas propriedades da imagem audiovisual; por sua sensibilidade, que lhe permite invadira qualquer momento o espaço individual para constituir imagens intensamenteconvincentes e, sobretudo, por sua inquietante capacidade de “olhar nos olhos” de suaaudiência, quer seja pela televisão, cinema, internet ou mesmo pelo telefone celular,nenhuma das representações do filme publicitário escapa ao caráter sugestivo próprio dapublicidade. Sua imagem em alta definição não visa a nitidez, mas sim, o relevo, aprojeção de uma terceira dimensão, a da mensagem publicitária que procura conseguir,através dos olhares de seus espectadores, o seu sentido social. Por fim, o problema a serinvestigado por esta pesquisa é justamente saber como se dá a construção narrativa dapublicidade contemporânea, base da interação associativa de conteúdos com osprodutos publicizados, buscando impor determinada imagem/signo que não se referediretamente nem ao produto que anuncia, nem à realidade concreta de que se origina, massim, a um sistema de valores vigentes na sociedade a que se dirige a mensagem,reestetizando os signos e seus significados.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.