Geologia e hipsometria de bacias de drenagem do centro-norte catarinense (Brasil): implicações para a zona costeira
DOI:
https://doi.org/10.5380/abequa.v1i2.17228Palabras clave:
hipsometria, bacias de drenagem, planícies costeiras, estuários, evolução holocênicaResumen
A região centro-norte do Estado de Santa Catarina/Brasil é composta basicamente pelas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu, Itapocu e Tijucas, drenando diretamente para o Atlântico Sul. O objetivo do presente trabalho é analisar e correlacionar a hipsometria dessas bacias para melhor entender a evolução holocênica e a dinâmica dos estuários e planícies costeiras associadas àqueles rios. Foram compilados dados gerais da cobertura geológico-sedimentar, topografia, dimensões e clima de cada bacia hidrográfica. Esses dados foram analisados e interpretados no contexto geomorfológico. Dados de hidrodinâmica e sedimentologia dos estuários e estratigrafia das planícies costeiras foram também considerados. Os resultados apontam diferenças importantes na geologia, topografia, perfis de talvegue e hipsometria das bacias estudadas. Foram também identificadas diferenças significativas na morfologia, dinâmica e estratigrafia das respectivas regiões estuarinas e planícies costeiras, que foram diretamente correlacionadas com as características das bacias de drenagem.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Quaternary Environmental Geosciences adota a Licença Creative Commons, CC BY 4.0 Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, fazer download, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, para qualquer fim, com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à Quaternary Envronmental Geosciences.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores.