Editorial da seção de revisão e atualização
DOI:
https://doi.org/10.5380/abequa.v5i2.38183Keywords:
indicadores de paleoniveis marinhos, QuaternárioAbstract
Não se faz ciência de qualidade, sem que haja, dentro de cada tema, um constante exercício de integração e sistematização crítica sobre o conjunto de resultados acumulados até então. Isto passa necessariamente pela revisão rigorosa da base conceitual, metodológica e de dados utilizada para se chegar a estes resultados.
A importância deste exercício de sistematização e revisão é ainda mais fundamental quando se trata de áreas interdisciplinares, como é o caso das geociências ambientais e do Quaternário. Nestas áreas, a multiplicação de trabalhos com foco em apenas uma especialidade, ou em apenas uma linha interpretativa, pode ter, como pior consequência, o aparecimento de um mosaico de modelos parciais, incapazes de dialogar entre si. Uma torre de Babel científica. Ou a “barbárie da especialização”, nos termos de Ortega y Gasset. E artigos de revisão, integração e atualização passam, portanto, a ter papel epistemológico fundamental.
Está lançada a pedra inaugural, e que venham mais artigos de revisão e atualização sobre o Quaternário brasileiro!Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Quaternary Environmental Geosciences adopts the Creative Commons License, CC BY 4.0 Attribution Non-Commercial. Under this license, it is permitted to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, for any porposes and with proper attribution, giving due credit to Quaternary Environmental Geosciences.
Copyrights are the exclusive property of the journal, transferred through the Copyright Transfer Statement signed by the authors.
