Percepção de auto-eficácia e auto-relato de falhas de memória prospectiva e retrospectiva
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7677Palavras-chave:
auto-eficácia, memória, auto-relatoResumo
A percepção de auto-eficácia geral em jovens e idosos serviu de base para o estudo das diferenças entre o auto-relato de falhas de memória prospectiva e retrospectiva. Uma amostra de 642 participantes, com idade entre 16 e 81 anos (26,62±13,89), respondeu ao Questionário Sociodemográfico, à Escala de Auto-eficácia Geral Percebida (EAEGP), e ao Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva (PRMQ-10). De acordo com os resultados obtidos, auto-eficácia geral apresentou maior correlação com o auto-relato de falhas de memória prospectiva, enquanto idade e escolaridade correlacionaram com o auto-relato de falhas de memória retrospectiva. Como resultado adicional, verificou-se que existem pontos de reciprocidade entre auto-relato de falhas de memória e resultados de desempenho em tarefas de memória. Tais resultados assinalam maior vinculação entre as dimensões de auto-eficácia e a memória prospectiva.
Palavras-chave: auto-eficácia; memória; auto-relato.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.