Contribuições do paradigma de equivalência de estímulos para o estudo das atitudes
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v20i2.46278Palavras-chave:
paradigma de equivalência de estímulos, atitudes, preconceito, estereótiposResumo
Considerando a abordagem analítico-comportamental, atitudes podem ser consideradas respostas
avaliativas emitidas de acordo com uma história prévia de aprendizagem. O paradigma de
equivalência de estímulos, utilizando procedimentos que simulam o comportamento simbólico no
laboratório, tem possibilitado entender a formação de atitudes como uma rede de relações arbitrárias
entre classes de estímulos e atributos avaliativos. Esta visão tem auxiliado na compreensão de como
fenômenos sociais, tais como estereótipos e preconceitos, podem ser estabelecidos e modificados. O
objetivo deste trabalho é apresentar algumas contribuições, a partir de evidências empíricas
demonstradas por pesquisas que utilizaram este paradigma nas últimas décadas, particularmente a
partir da década de 90, que fortalecem a equivalência de estímulos como um modelo
comportamental importante para o estudo das atitudes.
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