Treinamento de habilidades sociais: Avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas.

Autores

  • Daniele Carolina Lopes Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP
  • Denise Dascanio Unip, Bauru - SP
  • Bárbara Carvalho Ferreira Faculdade Integradas Pitágoras, Montes Claros, MG
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.36210

Palavras-chave:

Treinamento de habilidades sociais, relações de trabalho, universitários, ciências exatas

Resumo

A valorização das relações interpessoais no trabalho tem trazido novas demandas para a formação
profissional universitária, especificamente, em relação ao ensino e desenvolvimento
de habilidades interpessoais aliadas às habilidades acadêmicas e técnicas. Este estudo avaliou
um programa de treinamento de habilidades sociais com universitários de cursos de Ciências
Exatas. Participaram 35 estudantes, sendo 23 homens e 12 mulheres, distribuídos em
três diferentes grupos consecutivos de intervenção. A avaliação do repertório de habilidades
sociais foi realizada com o Inventário de Habilidades sociais (IHS), antes, em uma sessão intermediária,
imediatamente após o programa e três meses ao término da intervenção. Tanto
nas análises de grupo como nas individuais foi possível observar aquisições em habilidades
sociais e manutenção delas, especialmente no Escore Total e nas subescalas F1 - Enfrentamento
com risco e F4 - Autoexposição a desconhecidos ou situações novas. Os resultados indicaram
eficácia e efetividade de um programa de desenvolvimento profissional interpessoal
para universitários em transição para o mercado de trabalho e sugere novas questões de pesquisa.

Biografia do Autor

Daniele Carolina Lopes, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP

Psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia. Atualmente professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Denise Dascanio, Unip, Bauru - SP

Psicóloga, mestre em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem e doutora em Psicologia. Atualmente professora da Unip - Bauru.

Bárbara Carvalho Ferreira, Faculdade Integradas Pitágoras, Montes Claros, MG

Psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia. Atualmente professora do departamento de Psicologia da Faculdade Integradas Pitágoras.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP

Psicóloga, mestre em Psicologia social e doutora em Psicologia experimental. Professora titular do Departamento de Psicologia e vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP

Psicólogo, mestre em Psicologia e doutorado em Psicologia experimental. Professor titular do Departamento de Psicologia e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia,  Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

Lopes, D. C., Dascanio, D., Ferreira, B. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Treinamento de habilidades sociais: Avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas. Interação Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.36210

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa