O Role-Playing Entre Surdos: Discurso e Cognição

Autores

Palavras-chave:

Role-playing, surdez, discurso, enação

Resumo

O role-playing é um tipo de atividade que tem inúmeros propósitos, dentre os quais a prática de
estratégias militares e a formação de competências nas mais diversas áreas, como medicina, direito,
administração, etc. Este relato de pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre discurso e cognição
de surdos quando estes realizavam esse tipo de atividade. O corpus foi obtido a partir da filmagem de
uma atividade realizada por surdos. A turma era composta por seis estudantes que estavam realizando um
jogo de role-playing. Considerando o fenômeno linguagem em sua amplitude, pôde-se verificar que o
campo metafórico da situação lúdica fornece mais que uma estilística do jogar. O que se percebeu foi que
no próprio jogo subjazem metáforas, ordenadas por regras.

Biografia do Autor

Hamilton Viana Chaves, UNIFOR

Doutor em Educação, Mestre em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR.

Osterne Nonato Maia Filho, UNIFOR/UECE

Doutor e Mestre em Educação, Graduado em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

Armando Sérgio Emerenciano de Melo, UNIFOR

Mestre em Psicologia. Graduado em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Chaves, H. V., Maia Filho, O. N., & Melo, A. S. E. de. (2016). O Role-Playing Entre Surdos: Discurso e Cognição. Interação Em Psicologia, 20(1). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/33691

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa