Crianças com problemas de comportamento exteriorizado e a dinâmica familiar
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v8i2.3253Palavras-chave:
relações familiares, problemas de comportamento exteriorizado, estresse parentalResumo
A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de focalizar o desenvolvimento cognitivo, o estresse parental e os padrões de relação familiar para melhor compreender o seu ajustamento e desenvolvimento. Este estudo visa descrever os tipos de famílias de crianças com comportamentos exteriorizados, destacando o perfil cognitivo das crianças, o estresse parental e a qualidade das relações familiares. Foram selecionadas 14 crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, ou com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores, uma escala de estresse parental, questionário e entrevista semi-estruturada. Os dados mostram que o perfil cognitivo das crianças é caracterizado por um raciocínio geral abaixo da sua idade cronológica e que a dinâmica do relacionamento familiar difere em função do tipo de família e entre pais e mães, sendo os padrastos mais estressados que os genitores biológicos. Os resultados sugerem que há necessidade de investigar melhor a origem e a evolução dos comportamentos exteriorizados na perspectiva do curso de vida, considerando os tipos de famílias.
Palavras-chave: relações familiares; problemas de comportamento exteriorizado; estresse parental.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.