Aspectos Cognitivos da Síndrome Fetal Alcoólica em Adultos Jovens: Dois Estudos de Caso

Autores

  • André Luiz Monezi Andrade Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
  • Denise De Micheli Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
  • Mauro Fisberg Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.27359

Palavras-chave:

Síndrome fetal alcóolica, avaliação da linguagem, intervenção precoce

Resumo

A Síndrome Fetal Alcóolica (SFA) inclui um padrão de déficit cognitivo, incluindo alterações de linguagem e fala. Estudou-se dois participantes adultos que foram diagnosticados com SFA na infância por meio do Teste de Exame de Linguagem e de uma bateria de testes complementares para avaliar aspectos da linguagem oral e escrita. Os dados indicaram que o participante que recebeu uma intervenção psicopedagógica apresentou melhores resultados que aquele que não tinha recebido nenhuma intervenção. Estes achados indicam que um diagnóstico precoce é fundamental para minimizar as sequelas da SFA.

Biografia do Autor

André Luiz Monezi Andrade, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP


Denise De Micheli, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP


Mauro Fisberg, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP


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Como Citar

Andrade, A. L. M., De Micheli, D., & Fisberg, M. (2013). Aspectos Cognitivos da Síndrome Fetal Alcoólica em Adultos Jovens: Dois Estudos de Caso. Interação Em Psicologia, 17(2). https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.27359

Edição

Seção

Comunicações Breves