Elementos para Interrogar uma Clínica Possível a Partir da Psicanálise na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i0.25382Palavras-chave:
clínica psicanalítica, supervisão clínica, ética, universidade, psicanáliseResumo
Tomando como ponto de partida a afirmação de Freud de que, na psicanálise, pesquisa e tratamento coincidem, no presente artigo a discussão acerca da relação entre psicanálise e universidade é retomada, centralizando-se em torno da relação aos impasses referentes à formação para a prática clínica. A partir da experiência como supervisores de estágio curricular no curso de graduação em psicologia sob a orientação da psicanálise, nosso trabalho é norteado pelo princípio de que o psicanalista não pode, neste lugar, recuar da pergunta acerca das possibilidades de operar aí a partir da ética que é própria à psicanálise. Examinando as particularidades desta prática efetivada no âmbito do estágio universitário – em especial no que concerne à posição de estudante, à função da supervisão e ao lugar do saber – o trabalho debate qual é a clínica possível a partir da psicanálise neste contexto, tomando como fundamento a experiência que vimos construindo nos últimos anos.
Palavras-chave: clínica psicanalítica; supervisão clínica; ética; universidade; psicanálise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.