Conjugalidade e a união de duas histórias de vida: Uma discussão ilustrada a partir do filme “A História de Nós Dois”

Autores

  • Débora Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.21197

Palavras-chave:

conjugalidade, individualidade, terapia de casal

Resumo

O artigo discute a conjugalidade através de conceitos da terapia de casal, ilustrados com passagens do filme A História de Nós Dois. Primeiramente, apresentamos uma síntese do filme e em seguida discutimos os seguintes eixos temáticos: contrato metafórico; mudanças emocionais; individualidade versus conjugalidade; concepção de casamento; expressão de afetos; percepção idealizada do relacionamento; família de origem; coesão e complementaridade. Apontamos que a conjugalidade contempla a inclusão de dois desejos, duas histórias de vida, que se aperfeiçoam em um jogo contínuo. A conjugalidade pode também se transformar em fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal, se houver espaço para trocas e diferenças pessoais. A discussão colabora para a reflexão de profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, com casais.

 

Palavras-chave: conjugalidade; individualidade; terapia de casal.

Biografia do Autor

Débora Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Terapia de Família e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA) e em Psicologia Jurídica pela Faculdade do Ministério Público (FMP).

Endereço eletrônico da autora: debora_deoli@yahoo.com.br

Endereço para correspondência:

Rua Prof. Freitas de Castro, 260/205 – Bairro Azenha – CEP: 90040400 – Porto Alegre

Downloads

Como Citar

Oliveira, D. S. de. (2012). Conjugalidade e a união de duas histórias de vida: Uma discussão ilustrada a partir do filme “A História de Nós Dois”. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.21197

Edição

Seção

Artigos