Relação entre ordem de nascimento e estilos interpessoais
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15855Palavras-chave:
ordem de nascimento, estilos interpessoais, personalidadeResumo
O estilo interpessoal é um aspecto da personalidade referente à forma particular do indivíduo participar e obter influência no meio social. Origina-se na infância a partir das primeiras interações no grupo familiar. Sugere-se que a posição do indivíduo na genitura familiar, denominada ordem de nascimento, é uma variável importante neste processo. Esta pesquisa investigou efeitos combinados de sexo e ordem de nascimento sobre o estilo interpessoal. Uma amostra de 435 estudantes universitários (196 homens e 239 mulheres), com idades entre 18 e 40 anos (M = 23,3), respondeu ao BASIS-A (Basic Adlerian Scales of Interpersonal Styles) e a um breve questionário demográfico. Foram encontradas interações entre sexo e ordem de nascimento para diferenças de estilo interpessoal. Mulheres caçulas revelaram maior tendência a buscar sucesso e aprovação social do que mulheres primogênitas e homens caçulas. Entre os homens, os caçulas revelaram menor necessidade de aprovação social do que primogênitos e filhos únicos. E primogênitos mostraram maior necessidade de atender às convenções sociais e obter sucesso. A interação entre sexo e ordem de nascimento se mostrou relevante para compreender o desenvolvimento da personalidade no contexto das relações familiares.
Palavras-chave: ordem de nascimento; estilos interpessoais; personalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.