O que os pais falam sobre a mesada: Função da mesada para pais de diferentes rendas econômicas

Autores

  • Irani Lauer Lellis UFPA
  • Celina Maria Colino Magalhães UFPA
  • Iani Dias Lauer Leite UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.15644

Palavras-chave:

mesada, socialização econômica, práticas parentais

Resumo

 

A prática de dar mesada é utilizada por vários pais em diferentes partes do mundo e pode contribuir na educação econômica de crianças. Este estudo objetivou investigar os propósitos da mesada com 32 pais de rendas variadas. Utilizou-se a técnica de grupo focal e o software Alceste para analisar os dados. Os resultados envolveram duas classes relacionadas ao processo de utilização da mesada. Essas classes abarcaram aspectos relacionados a função socializadora e educativa da mesada, servindo como instrumento de recompensa, mas algumas vezes fomentando maus hábitos nos filhos. A justificativa dos pais sobre a quantia de dinheiro que se deve dar aos filhos e quando devem parar de dar mesada também foram destacados.

 

Palavras-chave: mesada; socialização econômica; práticas parentais.

 

Biografia do Autor

Irani Lauer Lellis, UFPA

Psicologia economica e do desenvolvimento

Downloads

Como Citar

Lellis, I. L., Magalhães, C. M. C., & Leite, I. D. L. (2012). O que os pais falam sobre a mesada: Função da mesada para pais de diferentes rendas econômicas. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.15644

Edição

Seção

Artigos