Publicidade e medicamentos: um mundo de imagens e promessas

Autores

  • Jurema Barros Dantas Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14731

Palavras-chave:

publicidade, consumo, medicamentos

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir a relação entre o uso e a propaganda de medicamentos na atualidade tendo como base de discussão a chamada cultura do consumo. Queremos pensar a publicidade como um instrumento capaz de potencializar a crença no poder dos fármacos, apresentando-os como síntese de ciência e tecnologia a serviço da saúde e do bem-estar e, sobretudo, como solução rápida para problemas típicos do mundo contemporâneo. O dever de consumir os mais recentes produtos vem se tornando condição não apenas de uma afirmação social como também uma via única para aplacar nossas dificuldades diárias. Inseridos nesta lógica do consumo, entendida como apropriação, criamos, com a ajuda da publicidade, um mundo de promessas de soluções imediatas facilmente vendidas no comércio virtual, nos supermercados, nas lojas de departamentos, nos shoppings centers. Queremos problematizar este conjunto de práticas e valores contemporâneos que vêm tornando o nosso modo de viver um produto descartável.

 

Palavras-chave: publicidade; consumo; medicamentos.

Biografia do Autor

Jurema Barros Dantas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Social pela UERJ, Mestre em Estudos da Subjetividade pela UFF, Especialista em Psicologia Clínica.

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Publicado

04-11-2010

Como Citar

Dantas, J. B. (2010). Publicidade e medicamentos: um mundo de imagens e promessas. Interação Em Psicologia, 14(1). https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14731

Edição

Seção

Artigos