Cuidado parental e apoio social em mães residentes na capital e interior de Santa Catarina

Autores

  • Gabriela Dal Forno Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samira Mafioletti Macarini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Virgínia Azevedo Reis Sachetti Faculdade Metropolitana de Guaramirim
  • Maria Lucia Seidl-de-Moura Universidade de Estado do Rio de Janeiro
  • Vera Silvia Raad Bussab Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10947

Palavras-chave:

cuidado parental, apoio social, contexto cultural

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a relação entre cuidado parental e apoio social recebido por mães da capital e do interior de Santa Catarina. Participaram 50 mães de cada contexto, que responderam a duas escalas sobre cuidado parental. Uma que avalia a frequência de realização das práticas e outra que avalia o grau de importância atribuída às mesmas. Ambas as escalas eram compostas por itens relacionados às dimensões de cuidados primários e de estimulação. O apoio social foi avaliado através de uma terceira escala. Os resultados indicaram que: (a) existem diferenças significativas entre crenças sobre cuidado e apoio social das mães nos dois contextos, apontando para uma maior valorização dos cuidados primários e um maior apoio social entre as mães do interior; e (b) embora exista relação positiva entre apoio social e valorização dos cuidados de estimulação entre as mães da capital, o mesmo não se aplica às mães do interior; portanto, tal relação não pode ser aplicada indiscriminadamente, já que outras variáveis, possivelmente relacionadas ao contexto em que a mãe vive, influenciam suas crenças e práticas de cuidado.

 

Palavras-chave: cuidado parental; apoio social; contexto cultural.

Biografia do Autor

Gabriela Dal Forno Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da mesma universidade. Tem experiência de pesquisa e extensão na área de Psicologia do Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, desenvolvimento, brincadeira, crenças e práticas parentais.

Samira Mafioletti Macarini, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós graduação em Psicologia.  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, brincadeira e cognições parentais.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mauro Luís Vieira. Professor do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obteve o título de doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 1995.  Fez pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Trabalha na linha de pesquisa sobre cuidados parentais e desenvolvimento infantil no Programa de Pós graduação em Psicologia da UFSC. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil. Entre as principais publicações destacam-se: Vieira, M.L, Garcia, M.P.; Rau, D.D.W. & Prado A. B. (2005). Effects of different opportunities for social interaction on the play fighting to males and females in golden hamsters (Mesocricetus auratus).  Piovanotti, M.R.A. & Vieira, M.L. (2004). Presence of the father and parental experience have differentiated effects on pup development in Mongolian gerbils. Behavioural Processes, 66: 107-117; Vieira, M.L. & Prado, A.B.P. (2004). Abordagem evolucionista sobre a relação entre filogênese e ontogênese no desenvolvimento infantil. Em: M. L. Seidl de Moura (Org.). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento (pp.155 204). São Paulo: Casa do Psicólogo. É pesquisador 2 do CNPq e é sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. 

Virgínia Azevedo Reis Sachetti, Faculdade Metropolitana de Guaramirim

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia. Atualmente é Coordenadora de Curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (SC). Tem experiência em docência, pesquisa e atendimento individual e orientação educacional, atuando principalmente na área de aprendizagem humana.

Maria Lucia Seidl-de-Moura, Universidade de Estado do Rio de Janeiro

Maria Lucia Seidl-de-Moura possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Educational Psychology - University of Wisconsin - Madison (1973), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e livre-docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo, em psicologia evolucionista. É coordenadora da área de psicologia na FAPERJ. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nessa universidade desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Cognição Social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

Vera Silvia Raad Bussab, Universidade de São Paulo

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, bolsista 1 B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro da comissão da Sociedade Brasileira de Etologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comparativa, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem etológica, desenvolvimento, apego, creche e etologia.

Downloads

Publicado

29-10-2009

Como Citar

Martins, G. D. F., Macarini, S. M., Vieira, M. L., Sachetti, V. A. R., Seidl-de-Moura, M. L., & Bussab, V. S. R. (2009). Cuidado parental e apoio social em mães residentes na capital e interior de Santa Catarina. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10947

Edição

Seção

Artigos