Open Journal Systems

A importância da formação superior em pedagogia bilíngue para a educação de surdos

Carolina Carvalho Palomo Fernandes

Resumo


Este  artigo tem  como objetivo geral  analisar as contribuições da Pedagogia Bilíngue para  a educação  de  surdos,  observando a  necessidade de  profissionais com  formação superior  que responda às especificidades dos alunos surdos. É parte da pesquisa conhecer o sujeito surdo, suas peculiaridades e dificuldades. Destaca que para que os problemas enfrentados pelos alunos surdos se solucionem é preciso de profissionais que tenham conhecimentos coerentes com as exigências da área. Para isso, a pesquisa compara a grade curricular dos cursos de graduação de Pedagogia e Letras/Libras. Além disso o artigo discute sobre a graduação em Pedagogia Bilíngue. O artigo se constitui como uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, da qual coletará e analisará  os  dados  coletados.  Conclui  que  é  necessária  a  Pedagogia  Bilíngue  para  que  a educação de surdos se concretize com qualidade e acesso para todos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i5.49567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.