FEMINISMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A INVENÇÃO DAS MULHERES NAS REVISTAS FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v34i0.2657Palavras-chave:
feminismo, revistas femininas, representações sociais, corpo, identidade sexual, feminism, feminine magazines, social representations, bodies, sexual identities.Resumo
Ouve-se dizer que o feminismo acabou. Que tudo já foi conseguido pelas mulheres, conquistas em todos os campos do social. Apesar de evidentes modificações nas relações de gênero em alguns países do Ocidente, o que aqui se pretende analisar é a dimensão das representações sociais do feminino, constitutivas das configurações identitárias e corpóreas, já que presentes na apreensão do real. A mídia e as revistas femininas compõem um locus especial de análise da ação do discurso e das imagens, modelando corpos e assujeitando-os a uma certa representação do feminino.
Abstract
Some say that Feminism is over. That women have obtained everything and conquered all they wanted on the social level. Although many changes have obviously modified gender relations in the West, I would like to analyze here the dimension of social representations of the feminine that constitute identity and corporeal configurations and a present time apprehension of reality. The media and feminine magazines represent a special locus for an analysis of the action of discourse and images, of their modeling bodies and subduing them to a certain representation of the feminine.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.