Open Journal Systems

Projeto Célula: Gravura na Escola

Iriana Vezzani

Resumo


Este artigo se constitui no relato de uma experiência acadêmica planejada e desenvolvida dentro da disciplinade Projetos Integrados no Curso de Graduação de Educação Artística - Artes Plásticas da UniversidadeFederal do Paraná, e vinculada às atividades extensionistas da Oficina de Gravura da UFPR. O ProjetoCélula, direcionado à formação continuada de professores de arte, dá início a um jogo contínuo entre apercepção, o olhar, a gravura e a arte. O grupo participa de descobertas a partir das quais é estimulado aperceber o seu entorno e, ao mesmo tempo, pensar o que poderia ver além dele. A aprendizagem do olhare a expansão de suas possibilidades foram o foco principal deste projeto, que buscou centrar-se em questõesque se inserissem na construção de um conhecimento que possibilitasse que a escola, o professor e o alunoexercitassem seu olhar em todas as direções possíveis por meio de uma linguagem comum: a da gravura.

Palavras-chave


Escola; descobertas; reflexão; gravura; professor/aluno

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i2.24722