ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: PAPEL DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Bruna Rios Paim Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Dalla Porta Universidade Federal de Santa Maria
  • Diana Mara Sarzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Mirela Frantz Cardinal Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiana Foggiato de Siqueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda de Lemos Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48011

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde mental, Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer o papel de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas no atendimento ao adolescente usuário de substâncias psicoativas, na perspectiva dos profissionais que atuam no conselho tutelar e no judiciário. Pesquisa qualitativa, realizada entre junho e agosto de 2015, em serviços da Rede de Atenção Psicossocial ao adolescente, em um município do estado do Rio Grande do Sul, a partir de entrevistas semiestruturadas com 13 profissionais da Assistência Social e do Judiciário. Após análise dos dados, emergiram duas categorias: O papel do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas; e, Desafios no atendimento prestado aos adolescentes pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas. Conclui-se que há necessidade das intervenções realizadas com adolescentes usuários estarem pautadas na perspectiva interdisciplinar, intersetorial e com profissionais qualificados, a fim de potencializar as ações de atenção à saúde para atender essa demanda.

Biografia do Autor

Bruna Rios Paim, Universidade Federal de Santa Maria

Assistente Social. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Daniele Dalla Porta, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Diana Mara Sarzi, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Mirela Frantz Cardinal, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Amanda de Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Paim, B. R., Porta, D. D., Sarzi, D. M., Cardinal, M. F., Siqueira, D. F. de, Mello, A. de L., & Terra, M. G. (2017). ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: PAPEL DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.48011

Edição

Seção

Artigo Original