Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Aderência:

O objetivo da publicação, com periodicidade semestral, é apresentar textos com discussões teóricas e/ou relatos de pesquisa inéditos em comunicação, sociedade e cultura, proporcionando a estudantes de pós-graduação, pesquisadores da área e acadêmicos em geral um espaço de debate e de aprofundamento de ideias. Nesse sentido, a Ação Midiática aceita a contribuição de autores que proponham trabalhos pertinentes ao foco da revista e ao do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Paraná. O conteúdo dos trabalhos representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Federal do Paraná. A veracidade dos dados publicados nos artigos é de inteira responsabilidade de seus autores.  

 

Tipos de publicações:

Os textos devem ser originais, inéditos em livros e revistas acadêmicas, e abordar estudos relacionados ao dossiê da edição (quando contemplado pela edição) com chamada aberta e/ou destinados à seção de demanda contínua, mantendo o enfoque de Comunicação, Sociedade e Cultura.

Os ARTIGOS devem ser produzidos por doutores ou doutores em coautoria com mestrandos, mestres ou doutorandos. E devem apresentar:

a) caráter opinativo/reflexivo;

b) discussões e resultados oriundos de pesquisa teórica ou empírica;

c) revisão bibliográfica - desde que se vincule ao estado da arte que constitua efetivamente uma contribuição original ao campo da comunicação.

No entanto, as RESENHAS podem ser assinadas por mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores. Devem ser de obras publicadas, ou reeditadas, no presente ano ou no ano anterior à publicação da edição em andamento.

A equipe editorial da revista é responsável pela seção de ENTREVISTA, com a finalidade de promover reflexões e contar com a contribuição de um(a) convidado(a) especialista em um tema relacionado às interfaces entre comunicação, sociedade e cultura ou ao dossiê.

 

Estrutura, formatação e submissão:

Os trabalhos devem ser enviados no modelo de formatação aqui descrito, sob pena de não serem aceitos aqueles com formato distinto.

Os textos não deverão conter quaisquer informações que possam identificá-los (como autoria, coautoria, créditos acadêmicos e profissionais, etc.). Os artigos e as resenhas passarão pela avaliação cega por pares, sendo o próprio autor o responsável por adicionar essas informações no ato de cadastro e submissão do artigo pelo sistema da revista.

Os ARTIGOS devem ter o mínimo de 30 mil e o máximo de 35 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências. A extensão das referências dos trabalhos não deve ser superior a duas páginas, com exceção para os casos em que jornais e revistas sejam utilizados como corpus de análise e estes constem na lista de referências.  

Fontes em caixa-alta deverão se restringir ao uso de siglas e às referências bibliográficas.

Destaques em negrito podem ser utilizados apenas no título e nos intertítulos do trabalho.

RESENHAS não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (que também deve ser traduzido para espanhol e inglês, e ser diferente do título da obra resenhada), deverá constar referência completa do livro, tese ou dissertação (SOBRENOME, Nome do autor. Título. Cidade: Editora, ano. Número de páginas. ISBN). As resenhas devem ter entre três e cinco páginas. 

Os originais devem ser apresentados em formato Word (.doc), com até 2 MB (caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite, é aconselhado anexar imagens como documentos suplementares).

ARTIGOS e RESENHAS devem ser redigidos, preferencialmente, em português. Também serão aceitos trabalhos em espanhol e em inglês (e excepcionalmente em francês), sendo publicados nas versões originais. As margens superior e esquerda devem ser de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm. O corpo do texto deve estar na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm, justificado, com recuo de parágrafos (1.ª linha) de 1,25 cm.

Os textos devem ser apresentados de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022), com a seguinte estrutura:

a) TÍTULO em caixa-alta e em caixa-baixa, negrito, seguido das versões em espanhol e em inglês, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples;

b) RESUMO de 5 a 10 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, em português, seguido das versões em espanhol e em inglês, acompanhadas de três a cinco palavras-chave, somente primeira letra em caixa alta (ex:Comunicação científica;), separadas por ponto e vírgula, também traduzidas para inglês e espanhol;

c) INTERTÍTULOS (não numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco;

d) NOTAS DE RODAPÉ devem estar na fonte Times New Roman, corpo 9, justificado, e se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas;

e) CITAÇÕES de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Ex.: (SILVA, 2003, p. 224-7). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, na fonte Times New Roman, em corpo 10 e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão anteriormente indicado;

f) GRÁFICOS, TABELAS, ILUSTRAÇÕES e FIGURAS devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas. Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar sua respectiva legenda e crédito, precedidos pela palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 3: Natureza Morta, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Bolonha). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021). As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte) e os autores dos textos devem se responsabilizar pela permissão para reprodução, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Fotografias e mapas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, devem estar em formatos adequados de impressão (300 dpi com 20 cm de largura);

g) REFERÊNCIAS completas deverão ser apresentadas apenas ao final do trabalho, sob o título “Referências” (somente primeira letra em caixa alta), conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023) e padrão indicado a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética.

 

Para livro:

SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para mais de um autor:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org(s).). Título.Ed.Cidade: Editora, ano.P.inicial-final.

Para artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, Cidade, nº, ano. P.inicial-final.

Para artigo em periódico on-line:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, nº, ano. Disponível em: <http://exemplo/arquivo.html>. Acesso em: 21 fev. 2010 (exemplo).

Para reportagem de jornal:

SOBRENOME, Nome. Título da reportagem. Nome do veículo, Cidade, dia, mês, ano. nº ou título do caderno/seção/suplemento, páginas inicial-final.

 

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E SUBMISSÃO:

Toda submissão e acompanhamento do processo de avaliação dos trabalhos enviados à revista Ação Midiática serão feitos exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Revistas (SER) da UFPR, no endereço eletrônico da revista, no link: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/acaomidiatica/index 

É necessário que os autores realizem um cadastro prévio no sistema antes da submissão. Não serão aceitos trabalhos submetidos via e-mail ou correio, apenas através do sistema eletrônico.

Trabalhos que não estejam adequados às normas da publicação não serão submetidos aos pareceristas.

Cada texto será avaliado por dois pareceristas pelo sistema de pares cegos, selecionados de acordo com a temática de cada edição e aderência ao foco da revista.

O sistema de avaliação de produção científica é um processo pelo qual toda a literatura científica passa antes de ser publicada. Para que um artigo científico seja publicado, este passa por todo um procedimento de avaliação criteriosa, rigorosa e paramétrica assinada por revisores preparados, éticos, críticos e confiáveis. Dá-se o nome de avaliação por pares cega quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos.

Os autores serão notificados do aceite ou da recusa dos artigos submetidos no transcorrer do processo de edição.

Os autores de textos aprovados pelos pareceristas cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.

 

Dúvidas:
As dúvidas serão esclarecidas pela equipe da Ação Midiática através do e-mail: revistaacaomidiatica@gmail.com.

A publicação do artigo não representa ônus financeiro para os autores e o acesso aos artigos não representa ônus financeiro para os leitores.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1.     A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  2. 2.     O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou pdf (desde que não ultrapassem 2 MB).

     

  3. 3.     O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte de 12-pontos, times new roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

     

  4. 4.     Remove a identificação de autoria do trabalho e do arquivo na opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares. 

  5. 5.     O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

 

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional


 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.