Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A VESTIGARE: Revista de Pesquisas em Educação, Ciências e Tecnologias, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, aceita para publicação artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que contribuam para o diálogo e divulgação das produções das áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Matemática, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação em Computação e Tecnologias Educativas.
A VESTIGARE publica artigos acadêmicos com foco em investigações de ensino e de aprendizagem de ciências em ambientes escolares e não-escolares, desde a primeira infância até a educação universitária. Valoriza a pesquisa prática educacional, guiada por realidades educacionais em sistemas, escolas, faculdades e universidades. Além disso, publica pesquisas de abordagens históricas, filosóficas e sociológicas para promover a melhoria do ensino e da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos imersos na sociedade. Divulga pesquisas realizadas em instituições nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Seção A: Ensaio Acadêmico em Educação, Ciências e Tecnologias

Revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Matemática, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação em Computação e Tecnologias Educativas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção B: Artigos de Pesquisa em Educação em Ciências

Artigos de pesquisas empíricas nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Ambiental e Educação em Saúde, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção C: Artigos de Pesquisa em Educação Matemática

Artigos de pesquisas empíricas na área de Educação Matemática, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção D: Artigos de Pesquisa em Educação em Computação e Tecnologias Educativas

Artigos de pesquisas empíricas na área de Educação em Computação e Tecnologias Educativas, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção E: Artigos de Investigação de Docentes da Educação Básica

Artigos de pesquisas empíricas/relatos de experiência produzidos especificamente por professoras e professores da Educação Básica em seus diversos tempos e espaços educativos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção F: Artigos de Metodologias de Pesquisa e Análise Qualitativas na Educação, Ciências e Tecnologias

Estudos que tratam sobre as metodologias de investigação qualitativa empregadas em pesquisas nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Matemática, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação em Computação e Tecnologias Educativas, em suas diversas abordagens como crítica, estrutural, etnográfica, fenomenológica, hermenêutica, histórica, simbólica, etc.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no sistema do periódico.

O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser:

a) Aceito;

b) Correções obrigatórias;

c) Submeter novamente para avaliação;

d) Enviar para outra revista;

e) Rejeitar;

f) Ver comentários.

Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Ética e Boas Práticas

A Vestigare tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editor, pareceristas e a Editoria de Periódicos Científicos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.