Sentidos de texto em funcionamento no livro didático de língua portuguesa do 8. ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/vers.v14.101822Palavras-chave:
Discurso, Texto, Sentidos, Livro didático, Língua PortuguesaResumo
Esta pesquisa objetiva analisar os discursos sobre texto nas propostas de produção de texto do livro didático de Língua Portuguesa dos anos finais, uma vez que os sentidos de texto afetam os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem através da manutenção de interpretações instituídas e legitimadas por parte do Estado. Concluímos que os efeitos de sentido ‘sinalizam’ a constituição de discursos, sujeitos e sentidos no funcionamento da linguagem, resultantes de condições específicas de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tharlisson Costa Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito , fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
