Sujeitos nulos e pronominais e sua relação com traços semântico-pragmáticos do referente: um estudo baseado em testes
DOI:
https://doi.org/10.5380/vers.v11i20%20e%2021.100608Palavras-chave:
Sujeito pronominal, Sujeito nulo, Gramática do português brasileiroResumo
Apresentamos aqui o resultado de três testes que realizamos com o intuito de contrastar a influência dos traços de animacidade e de gênero semântico na realização do sujeito anafórico pronominal de 3ª pessoa do singular em português brasileiro (PB). Coelho et al. (2017) sugerem que o traço de gênero semântico (e não o de animacidade ou de especificidade, cf. Cyrino, Duarte & Kato, 2000, Duarte, 2018) seja o traço relevante para a manifestação do pronome em função de objeto direto e de sujeito. Elaboramos três testes de aceitabilidade de frases em PB em que contrastamos referentes com esses traços, [±gs] e [±a]. Os testes apresentaram limitações por não termos controlado fatores que têm relação com o fenômeno do sujeito nulo, como a relação de c-comando entre referente e sujeito anafórico (cf. Duarte, 2012, 2020, Kato & Duarte, 2014) e a conexão discursiva entre referente e sujeito anafórico (cf. Lazzari, 2020, Paredes Silva, 2003, 2007). Ainda assim, obtivemos resultados que sugerem que o traço de gênero semântico seja relevante na
retomada do sujeito anafórico pronominal de 3ª pessoa em PB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito , fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
